Um sobrevivencialista é um indivíduo que se prepara para momentos de crise. Seja uma crise financeira, ruptura social, queda de governos ou mesmo um desastre natural, como o que vimos no Rio Grande do Sul, no qual, inclusive, operei como resgatista e apoio em ações humanitárias, como distribuição de alimentos e roupas. As vivências trazem experiências únicas que fazem você crescer e aprender com a prática. A teoria é boa, mas a experiência é impagável.
É notório que o mundo está passando por diversas crises, sejam econômicas, climáticas ou de abastecimento, além da disparada alta de preços, seja por política econômica, taxas e impostos diversos impactando os alimentos, ou mesmo as crises por mudanças climáticas.
Quando comecei a armazenar alimentos, estava focado apenas em crises mundiais, mas ignorei uma das crises mais prováveis: a crise econômica, não mundial, mas pessoal. É provável que, em algum momento da vida, um indivíduo enfrente um momento de instabilidade financeira. E foi em um desses momentos que pude fazer uso dos meus recursos armazenados. Fiquei meses sem precisar gastar em supermercados com recursos básicos que já tinha armazenado, e isso me fez economizar uma boa grana.
Ser sobrevivencialista é também estar em busca da autossuficiência. Saber utilizar habilidades, como plantar e produzir seus próprios recursos, sem precisar estar sempre dependente de supermercados ou comércio em geral. Essa condição, inclusive, pode ser útil em épocas de preços altos, e a autossuficiência pode fazer você economizar um bom dinheiro. Além disso, e tão importante quanto, hoje temos industrializados cheios de produtos químicos nocivos à saúde, e não há nada mais importante do que cuidar da sua saúde. Então, ao produzir seus próprios recursos, sua vida se torna muito mais saudável. Obviamente, para quem vive na cidade, essa condição se torna mais difícil; porém, existem diversas coisas que você pode produzir em casa. Eu, por exemplo, morando em um apartamento, fabrico meu próprio iogurte. E lhes digo que é extremamente fácil. Faço conservas, planto temperos; mesmo em apartamento, consigo plantar pequenas plantas alimentícias, como alecrim, ora-pro-nóbis, babosa, manjericão, salsinha e cebolinha. Já plantei morangos e alho. Plantas medicinais, como novalgina e outras diversas plantas. Assim, consigo ter uma alimentação mais saudável.
Vou trazer uma série de publicações com dicas e receitas que mostrarão o caminho da autossuficiência. Claro que não plena, infelizmente, é quase impossível, mas o máximo possível.
Receita de Iogurte Natural
Ingredientes:
1 pote de iogurte natural ou iogurte grego
1 litro de leite integral ou semidesnatado
Modo de preparo:
Aqueça o leite até uma temperatura de quase fervura, em torno de 85°C. Caso você não tenha termômetro, coloque o dedo e deixe por 5 segundos; o leite precisa estar morno, mas não a ponto de queimar o dedo.
Misture o iogurte, cubra com um pano de prato e coloque no forno desligado por 12 horas. Costumo fazer à noite e retiro pela manhã. O ambiente precisa estar escuro e confortável para que os lactobacilos se reproduzam. Se sua cidade for muito fria, pré-aqueça o forno por alguns minutos, apenas o suficiente para manter o ambiente aquecido.

Marcelo Sheepdog é um sobrevivencialista experiente e renomado instrutor nas áreas de Armamento e Tiro, Sobrevivência Urbana e Treinamento de Sobrevivência em ambientes extremos, como selvas. Com especialização na formação de aeronautas, Marcelo combina profundo conhecimento técnico e prática realista, capacitando seus alunos a enfrentarem situações adversas com confiança e segurança. Sua abordagem pedagógica une disciplina, estratégia e habilidades essenciais para a sobrevivência em cenários desafiadores.