Por Andre Langner
Numa visita anos atrás ao meu amigo @robertopbimentel, enquanto conversávamos em sua casa, ele veio me mostrar suas armas. Enquanto víamos os equipamentos, me chamou a atenção sua peça de cabeceira: um belo Colt Cobra .38 SPL de 2”.
De imediato, fui conferir que munição um mestre da recarga e dono da maior fabricante de projéteis do Brasil (@projetiesbuffalo) usava em seu revólver.
Fiquei surpreso ao ver que ele usava munições comuns, ogivais de chumbo. Imaginava que veria ali algo importado +P+, com projétil de um material cujo nome eu nem saberia pronunciar. Mas não. Era boa e velha bala de chumbo.
Ao questionar sobre isso, ele me respondeu com a serenidade de quem entende do que está falando:
“Isso aí resolve. É só acertar onde precisa e pronto.”
Claro que há uma razão e alguma vantagem em se usar munições mais sofisticadas. Mas percebo hoje nas dúvidas que me são apresentadas pelos seguidores uma crença que eu também tinha no passado: a de que com o advento de munições mais modernas e sofisticadas, a boa e velha ogival de chumbo perdeu sua função. Mas saiba que não convém subestimá-la.
É comum vermos alguma notícia de um projétil desses que foi detido por um celular que estava no bolso, ou desviado por uma caneta, ou ainda que não venceu uma roupa mais grossa.
Não devemos desconsiderar que criminosos, em regra, usam munições velhas e/ou mal conservadas e que isso pode ocasionar uma deterioração que vai comprometer muito o desempenho balístico, seja de que calibre for.
Teste qualquer desses itens que citei disparando contra eles com uma munição nova e você verá que ela tem desempenho de sobra para não ser detida por nenhum deles.
Há também o fator preço. Munições +P ou importadas custam, em média, o dobro de uma ogival comum, o que para muitos sugere que esta última é ineficiente no quesito defesa. Não é.
Se você tem condições, acesso e vontade, compre a munição de melhor qualidade que conseguir. Mas se sua realidade, por qualquer motivo, for a tradicional ogival de chumbo, vá sem medo.
Se sua habilidade estiver em dia, não será isso que tornará sua defesa menos efetiva.
Seja realista, treine e defenda-se.
André Langner