Consciência Situacional nas Ruas: Uma Necessidade de Sobrevivência - Confraria do Tiro Fratres Aeterni

+55 11 98861-5781

confrariatiro@gmail.com

Conheça Nossos Cursos e Produtos Virtuais

Search

Cart 0 R$ 0,00

Looking for a Specific Product?

Our Services

Web Design

Your content goes here. Edit or remove this text inline.

Logo Design

Your content goes here. Edit or remove this text inline.

Web Development

Your content goes here. Edit or remove this text inline.

VIEW ALL SERVICES

Shop Our Products

Hoodies

Your content goes here. Edit or remove this text inline.

T-Shirts

Your content goes here. Edit or remove this text inline.

Jeans

Your content goes here. Edit or remove this text inline.

BROWSE ALL OUR PRODUCTS

More of us

Customer Reviews

Your content goes here. Edit or remove this text inline.

Good Stuff We do!

Your content goes here. Edit or remove this text inline.

More From Us...

Your content goes here. Edit or remove this text inline.

EXPLORE CUSTOMERS STORIES

Comentários – 

0

Comentários –

0

Consciência Situacional nas Ruas: Uma Necessidade de Sobrevivência

Por Marcelo Sheepdog

Andar nas ruas da cidade, seja em São Paulo, seja no Rio de Janeiro… ou qualquer lugar no Brasil ou no mundo, algumas providências são inevitáveis. É inegável que vivemos tempos obscuros e aquele que acredita que o mal não existe, ou está inconsciente ou vive em outro planeta.

O ser humano é corrupto por natureza, porém limites morais são imputados à nossa consciência, o que nos faz viver em sociedade. Religião, valores éticos e morais são limitadores do comportamento. Os dias atuais são talvez os dias mais sombrios da humanidade. Digo isto por causa da falta de punições adequadas a crimes cometidos e a normalização e banalização do crime.

Então, o que fazer para salvaguardar você e sua família? A consciência situacional é o fator divisor que define sobrevivência nos grandes centros urbanos e a fatalidade.

Como IAT, precisei durante alguns anos me deslocar com meu armamento de minha residência até meu local de trabalho. E como consequência me lembro que andava tal qual um pardal. Minha cabeça oscilava enquanto dirigia, olhando para direita, esquerda e retrovisor de retaguarda. O tempo inteiro me preparando para o inesperado. Precisava estar atento a qualquer investida do inimigo. Usamos o termo “escanear o ambiente”, mas o que consiste o termo? Escanear o ambiente é fazer uma varredura, uma leitura visual de todo o ambiente ao seu redor. Na rua, trata-se de olhar, observar e decorar cada detalhe. Imagine-se andando em uma rua onde você observa o padrão de casas, ou apartamentos, muros, grades, comércio. Pessoas andando nas ruas, comportamento ou atitudes. Período do dia ou da noite. Movimento de automóveis, ruas e possíveis rotas de fuga caso haja qualquer necessidade de evasão. Sim… você deve sempre estar preparado. Não se trata de ser neurótico ou paranoico, mas um simples preparo e consciência situacional pode te livrar de alguma encrenca.

Quando vou ao centro da cidade, procuro estar atento a quem me aborda para vender algo ou quem se aproxima. Procuro observar atitudes suspeitas. Correria na rua, ou mesmo alguém olhando em minha direção. Evito distrações ao celular e mantenho atenção voltada ao meu redor. Já vi muitos assaltos por distrações. Ou pior.

Certa vez, assisti a um depoimento sobre um menor vendedor de balas que cortou com uma gilete o pescoço de uma mulher no carro por que ela se recusou a comprar. Em um vídeo, um pedinte esfaqueou um senhor sentado bebendo cerveja no Rio de Janeiro por que o mesmo também se recusou a dar dinheiro. Em um metrô na Europa, um homem que passava e do absoluto nada socou uma mulher que esperava o trem enquanto olhava o celular. Ninguém conhece ninguém e estar atento evitando distrações é sim uma necessidade.

Vivemos 3 tipos de cores de alerta: verde, tudo em paz, mais precisamente sua residência ou um local com bastante vigilância e ambiente controlado. Amarelo, quando você está, por exemplo, na rua observando o movimento enquanto se desloca. Já o vermelho… ah, este sugere perigo iminente. Correria ou gritaria, sons de disparos ou confusão à vista.

Na rua, vivemos um alerta amarelo full time, e isto não é excesso, e sim cuidado. Pense bem… Em que nível de alerta você vai querer estar quando o agressor estiver na sua direção?

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 7

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Como você achou esse post útil...

Sigam nossas mídias sociais

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
My cart
Your cart is empty.

Looks like you haven't made a choice yet.